Acesso à Informação

Institucional

A FUNDAÇÃO AMAZONPREV – Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas cumpre a Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº 12.527 de 18.11.2011, que entrou em vigor em 16 de maio de 2012, e regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. No Portal da Transparência do Estado do Amazonas estão disponíveis todas as informações, conforme exige a Lei.

ORGANOGRAMA

Sobre a Fundação Amazonprev

É a única gestora de Previdência no Estado, criada a partir da Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001. Tem como objetivo garantir os benefícios previdenciários aos servidores públicos inativos e pensionistas.

Com uma Política de Qualidade focada na melhoria contínua de suas atividades, a Fundação Amazonprev acumula importantes avanços no segmento previdenciário estadual que contribuíram para colocar o Estado do Amazonas em evidência nacional em termos de Regimes Próprios de Previdência. Entre eles, destacam-se:

  • Renovação permanente do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP;
  • Conquista e manutenção do Certificado ISO 9001 desde o ano de 2010, nas versões 2008 e 2015;
  • Implantação de um contínuo Programa de desenvolvimento de competências, em consonância com a Política de Capacitação do Governo do Estado;
  • Incorporação de novas tecnologias, premiações em programas de certificação de boas práticas de gestão em RPPS, dentre outras, constantes do Planejamento Estratégico – PPA e Política de Aplicações de Investimentos – PAI.

A previdência dos servidores do Estado do Amazonas, de acordo com as mudanças legais, teve sua gestão efetuada por diversos órgãos. Primeiramente o DAPS – Departamento de Assistência Social e Previdência – assumiu os chamados pecúlios, concedidos através do Montepio. A concessão de pecúlio feita pelos DAPS foi substituída pelos serviços do IPASEA – Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas, que atuava na concessão de pensão, atendimento à saúde e construção de casas em conjuntos habitacionais para os servidores.

EM 1997, a parte do IPASEA que cuidava da moradia foi transferida para a SUHAB – Superintendência de Habitação do Amazonas.

Em 1998, foi extinto o IPASEA e criado o IPEAM – Instituto de Previdência do Estado do Amazonas, que já não tinha responsabilidade sobre os serviços de assistência social, somente de concessão de pensões.

Em 2001, a AMAZONPREV surge como único gestor de Previdência no Estado, criada pela Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, com estatuto aprovado pelo Decreto Governamental nº 22.541, de 22 de março de 2002 e Contrato de Gestão firmado em 26 de março de 2002.

A partir de março de 2003, iniciou o processo de implantação, pondo fim ao modelo antigo de previdência social e passando a adequá-lo às normas estabelecidas pela Reforma Previdenciária, cujo objetivo maior é resolver o déficit previdenciário e garantir os benefícios aos servidores inativos do presente e, futuramente, aos que ainda estiverem na ativa.

Em 2011 por força da Lei Complementar nº 93, de 25 de novembro de 2011, o Amazonprev, criado com natureza jurídica de serviço social autônomo, foi transformado em Fundação, sem fins lucrativos, compondo a Administração Indireta do Poder Executivo,  dotada de personalidade de direito público e autonomia administrativa, financeira  e contábil.
Missão
Assegurar aos servidores públicos do Estado do Amazonas e seus dependentes os benefícios que lhes sejam devidos, gerindo os recursos de forma a observar o caráter contributivo e o equilíbrio financeiro e atuarial.
Visão
Ser um dos cinco melhores RPPS do Brasil segundo a ANEPREM E ABIPEM.

Valores

  • Ética;
  • Transparência na Gestão;
  • Compromisso com a qualidade nos serviços;
  • Humanização no Atendimento;
  • Integração entre os partícipes da gestão previdenciária;
  • Responsabilidade na gestão dos recursos;
  • Compromisso com as ações socioambientais.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2022 – 2026

2021

2020 – Revisão

2020

2019

2018

PPA 2018-2021


RELATÓRIOS

  • Relatório de Governança Corporativa

2023 – JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2022 – JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2021  JAN | FEV | MAR | ABR | MAI |  JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2020 – JAN| FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGOSET | OUTNOV| DEZ

2019 –  JAN | FEV | MAR | ABR | MAI |JUN| JUL | AGO | SET |OUT| NOV | DEZ

2018 –  JANFEVMAR | ABR | MAI| JUN| JUL | AGO | SETOUT | NOV | DEZ


  • Relatórios do Sistema de Gestão da Qualidade

2023 – JAN |  FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2022 – JAN | FEV | MAR |  ABR | MAI | JUN |  JULAGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2021 – JAN |FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2020 – JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUNJUL | AGO | SETOUTNOV | DEZ

2019 – JAN | FEV | MAR| ABR| MAI | JUN |JUL |AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2018 – JAN| FEV | MAR | ABR| MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ


  • Relatórios de Satisfação do Cliente

2023 – JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2022 JAN | FEV | MAR | ABR | MAIJUN| JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2021 JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JULAGO | SET | OUT | NOV |  DEZ

2020 JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ

2019 JAN | FEV | MAR | ABR | MAI | JUN | JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ