Amazonprev dá posse a novos membros dos conselhos administrativo e fiscal

A Fundação Amazonprev deu posse, nos dias 29 e 30 de abril, aos novos conselheiros de Administração (Conad) e Fiscal (Cofis) que vão atuar na composição da alta direção da instituição previdenciária do Amazonas para o biênio 2020-2021.

No dia 30 foi dada posse aos membros do Conad/Amazonprev, o órgão máximo de deliberação da instituição. Por maioria, os novos membros que passam a compor o Conselho elegeram a secretária de Administração do Estado (Sead), Inês Carolina Simonetti para o cargo de presidente do conselho. O delegado da Polícia Civil, Raimundo Pereira Pontes foi eleito por para o cargo de vice-presidente. Também da PC, o investigador Fredson Bernardo da Silva assume a secretaria do conselho.

“Fico honrada com o voto dos conselheiros e o meu desejo é contribuir com as políticas de gestão estratégica do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas (Amazonprev)”, declarou Inês Simonetti em discurso de posse.

Para o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a instituição mais uma vez assume a vanguarda nas ações de gestão da qualidade ao poder reunir o seu conselho administrativo, eleger seus representantes e fazer cumprir o que determina a Lei Complementar 30.

“O Governo do Amazonas prima pela preservação dos princípios que regem a administração pública moderna ao abrir o órgão previdenciário estadual a representantes de todos os poderes a fim de que por meio da transparência das contas da instituição, decidirem o futuro da Amazonprev”, detalhou.

A posse dos novos membros do Conselho Fiscal – Cofis/Amazonprev aconteceu no dia 29. Maria da Conceição Guerreiro, Contadora Geral do Estado, foi eleita a presidente do conselho, Ligia da Silva Barros, Gerente de Planejamento da Assembleia Legislativa do Amazonas – ALEAM, vice-presidente e Marcos Abensur, representante dos servidores do Ministério Público, o secretário.

“Fico feliz e honrada com a indicação de todos. Estou aqui para dar continuidade ao trabalho, agora especialmente com a análise da parte dos balancetes, receitas, despesas e recolhimentos e pretendo atuar de forma técnica e com o propósito de contribuir com a Amazonprev”, declarou a presidente.

Os Conselhos de Administração e Fiscal, junto a Diretoria, constituem a alta direção da Amazonprev. O Conad tem o poder máximo de deliberação, o Conselho Diretor (Codir), representado pela Diretoria, executa e o Cofis é o órgão fiscalizador.

ATRIBUIÇÕES| Dentre as atribuições, está a apreciação de relatório e as contas anuais da instituição antes de serem encaminhadas para aprovação do TCE. Também apreciam o Orçamento, o Plano Pluri Anual (PPA) e o Plano de Aplicação e Investimentos (PAI), que são os instrumentos de gestão mais importantes da Amazonprev.

A doação de um bem do órgão ou a construção de bens imóveis também passa pelo crivo dos conselheiros, que ainda podem ser reconduzidos ao cargo por mais uma gestão de dois anos.