Medalha do Mérito Previdenciário homenageia personalidades que contribuem para a relevância da Amazonprev

Em homenagem a quem contribuiu de forma decisiva para o fortalecimento e sustentabilidade da previdência do Estado, a Fundação Amazonprev promoveu hoje (22/12), às 9h, no auditório do órgão, no centro de Manaus, a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Previdenciário.

Entre os agraciados com a comenda, que passa a ser a mais alta honraria da instituição, o governador do Amazonas, Wilson Lima – que foi representado na ocasião pelo chefe da Casa Civil, Flávio Antony; a titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Inês Carolina Simonetti – que é presidente do Conselho Administrativo da Amazonprev e os três últimos ex-diretores-presidentes da fundação: Silvestre Castro, Fábio Garcia e Márcio Rys Meirelles.

“Essa medalha é a mais alta condecoração concedida pela Previdência do Amazonas às pessoas que no ano corrente contribuíram de forma significativa para que o nosso instituto de previdência pudesse ser o mais bem qualificado dentro os demais RPPS do país, em nível estadual”, justifica o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Em discurso, o gestor ainda lembrou que a homenagem a Wilson Lima se dá em razão de ser, até agora, o único governador da história do Amazonas a ter um olhar diferenciado à Amazonprev. Como exemplo, Zogahib citou a valorização dos servidores da instituição com o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), estagnado há pelo menos oito anos.

“Então, isso para nós é uma forma de agradecimento, reconhecimento, consideração e galhardia junto ao nosso governador que tanto contribui para o engrandecimento do nosso regime previdenciário”, completou ao reiterar, de igual modo, a importância dos ex-gestores da Amazonprev: “Como estamos realizando essa premiação pela primeira vez, faremos de forma benemérita, a respeitar quem nos antecedeu, premiando todos os ex-presidentes da Amazonprev que iniciaram o processo e solidificaram a instituição, fazendo-a crescer e se tornar o que ela é hoje”.

O grande homenageado da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Previdenciário foi o ex-presidente e responsável pela implantação da Amazonprev, Silvestre Castro Filho, que ficou à frente do órgão de 2001 a 2015. Impossibilitado de comparecer ao evento, ele foi representado pela filha, Silvyane Castro Litaiif.

RECONHECIMENTO – A Medalha do Mérito Previdenciário será concedida anualmente aos merecedores do reconhecimento público que se destacaram no exercício de suas funções. Os critérios para as indicações dos nomes ao prêmio serão determinados por uma comissão especial formada por representantes dos conselhos diretor, administrativo e fiscal, e dos servidores, por meio do Comitê Técnico de Previdência (COTEP). A portaria nº 813, de 16 de novembro de 2020, regulamentou a concessão da comenda.

Entre esses critérios para a concessão da medalha estão a prestação de relevantes serviços à instituição previdenciária estadual e a apresentação de ideias e sugestões de melhoria capazes de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão da Amazonprev.

Lista dos homenageados com a “MEDALHA do MÉRITO PREVIDENCIÁRIO”:

» CONDECORAÇÃO ESPECIAL: GOVERNADOR DO ESTADO
– Wilson Miranda Lima

» Medalhas Beneméritas (ex-presidentes da Amazonprev):
– Silvestre Castro Filho – exercício de 2001 a 2015.
– Fábio Pereira Garcia dos Santos – 2015 a 2017.
– Márcio Rys Meirelles de Miranda – 2017 a 2018.

» CONDECORAÇÃO PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS RELEVANTES E CONTRIBUIÇÃO AO FORTALECIMENTO DO SISTEMA DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO DO AMAZONAS:

– André Luiz Nunes Zogahib – Presidente do Conselho Diretor da Amazonprev.
– Turíbio José Corrêa da Costa – Diretor de Previdência da Amazonprev.
– Maria Adelaide Ribeiro Cruz – Ex-Diretora de Administração e Finanças e Atual Assessora da Presidência da Amazonprev.
– Flávio Cordeiro Antony Filho – Secretário Chefe da Casa Civil do Amazonas.
– Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral – Presidente do Conselho de Administração da Amazonprev (instância máxima de deliberação da Amazonprev) e Sec. De Administração e Gestão do Amazonas.
– Jorge Henrique de Freitas Pinho – Procurador Chefe do AM – PGE
– Eleonora Maria Freitas – Servidora aposentada da Sead (Ex –Coordenadora de Pessoal da Sead).
– Edson Theóphilo Ramos Pará – Ex-Secretário do Tesouro do AM.
– José Alberto da Costa Machado – Ex-Diretor Geral do Ministério Público do Estado do Amazonas e atual Conselheiro do Conselho Municipal de Gestão Estratégica de Prefeitura Municipal de Manaus.

Fotos: Gabriel Retondano