No “Setembro Roxo”, Amazonprev promove palestra sobre Alzheimer para servidores

Especialista recomenda conhecer a doença para a quebra de estigmas quanto à saúde mental

A Fundação Amazonprev promoveu, nesta sexta-feira, (24/9), a palestra “Conhecer a doença de Alzheimer”, com a presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – regional Amazonas, a psicóloga especialista em gerontologia, Cláudia Bandeira. O evento reuniu servidores e colaboradores da instituição, por meio do programa “Bem Viver”.

A palestra faz parte das ações do “Setembro Roxo”, campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a necessidade de quebrar estigmas e promover reflexões que possam atuar diretamente nos cuidados com a saúde mental, disseminando serviços de atenção aos portadores da doença, bem como o diagnóstico precoce.

Durante o evento, a especialista chamou a atenção do público para a necessidade de conhecer a doença como forma de se aumentar a qualidade de vida das pessoas idosas. “O mundo está envelhecendo com a expectativa de vida aumentando. O Brasil será no ano de 2025 o quinto país com maior número de idosos, daí a necessidade de conhecer o processo de envelhecimento para chegarmos a essa faixa etária com qualidade de vida”, detalhou a psicóloga.

Para o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a iniciativa de se promover a palestra é um incentivo à busca do conhecimento para que cada servidor possa fazer sua parte na sensibilização desse tipo de doença.

“Quanto mais falarmos de Alzheimer, mais estaremos contribuindo para que a sociedade entenda o processo de envelhecimento e suas perdas naturais na manifestação da doença. Por isso, a importância de disseminar o assunto entre os nossos servidores”, ponderou Zogahib.