Amazonprev promove audiência pública de prestação de contas da gestão atuarial de 2023

A Fundação Amazonprev realizará, no próximo dia 06/06 (terça-feira), às 10h, uma audiência pública de apresentação do cálculo atuarial da instituição – gestão 2023, ano base 2022. O evento será transmitido por meio do canal oficial da instituição no Youtube (@fundacaoamazonprev), com o objetivo de demonstrar o balanço financeiro, com estimativa de receitas e despesas previdenciárias futuras.

A exposição será mediada pelo atuário, Luiz Cláudio Kogut, representante da empresa Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial (Paraná), que presta assessoria ao órgão do Amazonas.

O tema é de interesse de todos os servidores públicos estaduais, representantes de órgãos de controle, fiscalização e sociedade em geral. Trata-se de um instrumento de informação e conhecimento ao segurado, transparência, prestação de contas e responsabilidade social.

Maria Neblina, diretora-presidente da instituição, explica a importância da audiência. “O cálculo atuarial avalia os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previdenciários, incluindo aposentados e pensionistas. Ou seja: os recursos provenientes das contribuições descontadas mensalmente dos servidores do Estado são mantidos em constantes investimentos para assegurar a cobertura financeira da futura aposentadoria”, explica.

LEI – A avaliação atuarial é realizada anualmente para atender às exigências da Lei 9.717/1998, que trata da organização dos regimes próprios de previdência, com base nas normas gerais de contabilidade e atuária, para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.