Amazonprev apresenta resultado do cálculo atuarial em audiência pública virtual, nesta sexta (25/06)

Evento será realizado em formato de live, com transmissão pelo canal oficial da instituição no YouTube.

A Fundação Amazonprev realiza, na sexta-feira (25/06), às 9h, a Live da Audiência Pública “Análise do Sistema Previdenciário do Estado do Amazonas: Gestão Atuarial 2021, ano base 2020”. Em razão das restrições e recomendações sanitárias de prevenção a Covid-19, o evento será transmitido por meio do canal oficial da instituição no Youtube. A exposição será realizada pelo atuário Luiz Cláudio Kogut, representante da empresa Actuarial Assessoria e Consultoria Atuarial (Paraná), que presta assessoria à instituição do Amazonas.

O tema é de interesse de todos os servidores públicos estaduais, incluindo aposentados, pensionistas, representantes de órgãos de controle, fiscalização e sociedade em geral. Trata-se de um instrumento de informação e conhecimento ao segurado, transparência, prestação de contas e responsabilidade social.

“O cálculo atuarial é um estudo estatístico, matemático e financeiro obrigatório por lei, realizado anualmente por um profissional legalmente habilitado, com o objetivo de estimar as receitas e despesas previdenciárias futuras e estabelecer modelos de financiamento para as receitas sejam suficientes para arcar com as despesas estimadas”, explica o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

O gestor ainda reitera que esse cálculo estima os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previdenciários. Ou seja: os recursos provenientes das contribuições descontadas mensalmente dos servidores do Estado são mantidos em constantes investimentos para assegurar a cobertura financeira da futura aposentadoria.

Lei – A avaliação atuarial é realizada anualmente para atender às exigências da Lei nº 9.717/1998, que trata da organização dos regimes próprios de previdência, com base nas normas gerais de contabilidade e atuária, para garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.

Para acesso a transmissão da Audiência Pública acesse o link: https://youtu.be/0PE15re2kxc