Amazonas recebe conceito “A” em Indicador do Ministério da Previdência Social

O índice classifica a Fundação Amazonprev como um dos melhores institutos previdenciários do país, ao lado de Paraná e Rondônia, na categoria “estados”.

O Ministério do Trabalho e Previdência, por meio do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP), divulgou a classificação geral da 7ª Edição do Indicador de Situação Previdenciária de 2023 (ISP RPPS -2023). O Amazonas recebeu o conceito “A”, na categoria “Estados”, ao lado de Paraná e Rondônia. Foram avaliados 2.143 Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de todo o Brasil, incluindo estados e municípios.

O ISP- RPPS 2023 analisou dados relativos ao ano de 2022. De acordo com a publicação, nesta edição foi evidenciada uma melhora global no desempenho dos RPPS brasileiros, em comparação aos anos anteriores, assim como uma maior adesão às boas práticas de gestão dos institutos previdenciários.

Na avaliação da diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães, a instituição alcança o conceito A em razão da cultura de gestão institucional.

“Essa classificação avaliou a performance dos nossos indicadores de desempenho relacionados às finanças, investimentos, avaliação atuarial, critérios para a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária e principalmente a classificação no Programa de Certificação Institucional e de Melhoria da Gestão (o Pró-Gestão), onde alcançamos o nível 3. E esse resultado nos orgulha dizer que estamos no caminho certo”, pontuou Maria Neblina Marães.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada instituto de previdência.