Amazonprev alerta para chamada de correção de dados do Censo Previdenciário

Comunicação feita por aplicativo de mensagens solicita a aposentados e pensionistas a regularização de pendencias de documentos ou informações cadastrais inconsistentes.

A Fundação Amazonprev iniciou a fase de auditoria nas documentações apresentadas pelos aposentados e pensionistas que já realizaram o Censo Previdenciário 2023. As equipes estão verificando os dados informados e, em caso de inconsistências ou pendências, entram em contato para solicitar a devida correção. A chamada é feita por mensagem de aplicativo, pelo canal oficial de informações do Censo, no número 0800 800 3400 (WhatsApp).

É importante ter atenção ao telefone de contato informado na atualização cadastral, pois é por onde as equipes estão enviando as mensagens de aviso para correção dos dados. De acordo com o gerente de Previdência da Amazonprev, Augusto Netto, o procedimento é necessário para corrigir informações que o sistema não tenha registrado adequadamente.

“Todos os recenseamentos realizados estão passando por uma auditoria para certificar que a documentação e os dados registrados estejam de acordo com o que é exigido. Às vezes pode ter sido algum problema na digitalização dos documentos. Então, essa verificação nos ajuda a corrigir o que precisa para atender a regulamentação e dar credibilidade e segurança necessárias ao processo”, reforça Augusto Netto.

O Censo Previdenciário da Fundação Amazonprev termina em 7 de dezembro, conforme Decreto Governamental Nº 48.112, de 20 de setembro de 2023. O procedimento é obrigatório, e presencial, para todos os aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Executivo que residem em Manaus e, de forma on-line, para aqueles que estão com residência fora do estado do Amazonas.

Como fazer o Censo?: É necessário fazer um agendamento, exclusivamente, por meio do site www.amazonprev.am.gov.br. Basta clicar no link “Agendamento Censo Previdenciário” e seguir o passo a passo para escolher o dia, hora e local disponíveis. É possível agendar, ainda, pelo aplicativo “Meu RPPS”.

Interior: O Censo do interior do estado será feito em outro momento, com datas e regulamentação própria, publicadas em Diário Oficial do Governo do Amazonas.

Poderes: Para os aposentados e pensionistas vinculados à Assembleia Legislativa do Amazonas, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual, devem atender às regulamentações próprias das suas instituições de origem para o Censo.

Outras informações sobre o Censo pode ser obtidas no número 0800 800 3400 que funciona como WhatsApp.