Amazonprev celebra 20 anos com renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária

A Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia, emitiu nesta segunda-feira, 27 de dezembro, a renovação do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Estado do Amazonas.  O documento é válido para os próximos seis meses e configura-se como uma comprovação de que o estado cumpre todas as normas federais relacionadas à gestão de um Regime Próprio de Previdência Social.

A emissão do documento é semestral e para isso são avaliados cerca de 36 itens. Um dos requisitos é o acesso do segurado às informações do portal da transparência para o acompanhamento regular das finanças da instituição.

“O CRP atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. É tão importante que sem ele o estado fica impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos federais, bem como empréstimos e financiamentos. O Amazonas é um dos poucos estados brasileiros que se mantém regular e isso é resultado de um modelo de gestão eficiente e focado na melhoria contínua dos processos”, explica o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

A conquista do CRP acontece na mesma data em que a Amazonprev comemora 20 anos de existência. Criada a partir da Lei Complementar nº 30, de 27 de dezembro de 2001, a Fundação é a única gestora do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Estado do Amazonas e reconhecida nacionalmente como uma instituição de excelência e modelo para outros entres federativos.

“A Amazonprev é um exemplo de gestão pública para o estado e também para o Brasil inteiro. Nesses 20 anos conseguiu se consolidar na história. Antes, buscávamos referência e hoje nós somos referência. E o mais importante é que isso é fruto de um processo de melhoria contínua que vai se perpetuar. É um orgulho pra mim não só como o atual presidente da instituição, mas também como o servidor público do estado, estar aqui contribuindo e aprendendo com profissionais excelentes, do mais alto gabarito”, completa Zogahib.

Com um desempenho sempre acima da média, em 2021, a Amazonprev manteve-se no mais alto nível do ranking brasileiro de RPPSs estaduais.  Conquistou o 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem) e, pelo 3º ano consecutivo, atingiu conceito “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP-2021), da Secretaria de Previdência, do Ministério da Economia.

História – A previdência dos servidores do Estado do Amazonas, de acordo com as mudanças legais, teve sua gestão efetuada por diversos órgãos. Primeiramente o DAPS – Departamento de Assistência Social e Previdência, sendo substituído pelos serviços do IPASEA – Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas que atuava na concessão de pensão, atendimento à saúde e construção de casas em conjuntos habitacionais para os servidores. Em 1998, o IPASEA foi extinto e criado o IPEAM – Instituto de Previdência do Estado do Amazonas, que já não tinha responsabilidade sobre os serviços de assistência social, somente de concessão de pensões. E em 27 de dezembro de 2001, a AMAZONPREV surge como único gestor de Previdência no Estado do Estado do Amazonas.