Amazonprev inicia Censo on-line para servidores públicos do Amazonas residentes na capital e interior do estado

Procedimento é obrigatório para todos servidores ativos, aposentados e pensionistas, vinculados ao Poder Executivo estadual

A Amazonprev liberou a realização do Censo on-line para todos os servidores públicos do Amazonas, residentes na capital e interior do estado, vinculados ao Poder Executivo. Devem realizar, obrigatoriamente, os servidores ativos, aposentados e pensionistas. O procedimento pode ser feito pelo site www.amazonprev.am.gov.br, por meio do link “Censo Previdenciário 2023”.

No site também é possível fazer agendamento para realizar o Censo de forma presencial, somente em Manaus e outros sete municípios do interior – em Itacoatiara, Manacapuru, Manicoré, Parintins, Coari, Tabatinga e Tefé. Nos demais municípios do estado, as coordenadorias de educação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar servirão como ponto de apoio para os segurados, que precisarem esclarecer dúvidas sobre o uso do sistema e envio dos dados.

No site da Fundação Amazonprev, www.amazonprev.am.gov.br, no link Censo Previdenciário, é possível consultar o Diário Oficial, bem como as informações sobre documentos e declarações necessárias. Para informações ou esclarecimentos de dúvidas, estão disponíveis os seguintes contatos: 0800-800 3400 (ligação e mensagem de whatsapp), o Fale Conosco no número (92) 3627-3424 e o e-mail amazonprev@amazonprev.am.gov.br.

O Censo, tanto on-line quanto presencial, deve ser feito pelo próprio segurado, seja ele servidor ativo, aposentado ou pensionista. Não é permitida a realização por terceiros, nem mesmo por procuração. De acordo com a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães, a obrigatoriedade do procedimento para todos os servidores do Estado é uma exigência prevista em Lei Federal.

“O Censo é uma obrigatoriedade prevista na Lei Federal nº 9.717, que trata das regras gerais dos regimes próprios de previdência social de todo o Brasil. Os dados coletados vão compor o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social). Por isso, é importante a adesão dos servidores estaduais. Com o apoio do Governo do Estado, vamos juntos garantir que o Amazonas continue honrando sua posição de destaque frente aos institutos de previdência de todo o país”, pontuou Maria Neblina.

Atendimento Presencial

Para agendar o atendimento presencial, o segurado deve acessar o site www.amazonprev.am.gov.br, clicar no link “Censo Previdenciário 2023”, selecionar a opção de agendamento e seguir o passo a passo para escolha do dia, hora e local de atendimento.

A realização do Censo de forma presencial pode ser feita por todos os segurados do Estado, em Manaus e outros sete municípios do interior. Os locais disponíveis para agendar atendimento presencial são:

Manaus: Sede da Amazonprev (prédio histórico / anexo). Entrada pela rua Ipixuna, SN. Centro.

Coari: Coordenadoria Regional de Educação de Coari – Rua Marechal Deodoro, n° 417.

Itacoatiara: Coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara – Av. João Valério, nº 722 – Jauari I.

Manacapuru: Escola Estadual José Seffair – Rua Caroline Fernandes, SN – Terra Preta. Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru.

Manicoré: Escola Estadual Cônego Augusto Cunha – Av. Getúlio Vargas, SN.

Parintins: Coordenadoria Regional de Educação de Parintins – Praça São Benedito, nº 3145.

Tabatinga: – Coordenadoria Regional de Educação de Tabatinga – Rua Rui Barbosa, SN.

Tefé: Coordenadoria Regional de Educação de Tefé – Avenida Juruá, nº 273.

TEXTO: Suelen Ribeiro

FOTO: Maidno Sampaio/Amazonprev