Amazonprev lança serviço de certidão de benefício consta/nada consta e diminui tempo de espera pelo documento

A emissão é “online” e informa se qualquer cidadão tem ou não benefício previdenciário em seu nome. Serviço evita a necessidade de comparecimento à Amazonprev

Como forma de agilizar a tramitação de documentos por meios tecnológicos, a Fundação Amazonprev acaba de lançar em seu portal uma nova modalidade de serviço voltada ao seu cidadão, segurado ou não, que deseja se certificar da existência de benefícios previdenciários em seu nome. Essa certidão é emitida direto no site da instituição de maneira ágil e sem a necessidade de comparecimento ao órgão.

“Com o novo serviço, o tempo de espera para a liberação da declaração foi reduzida em pelo menos três dias. No site, após a confirmação dos dados de quem está solicitando o serviço é gerado um arquivo em formato PDF e um QR-CODE sendo possível imprimir o documento”, explica o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Também conhecido como “declaração de nada consta”, caso não haja benefício no CPF consultado, a mensagem será de “Declaramos que NÃO CONSTA NADA na Fundação Amazonprev”. Agora, se o cidadão já recebe algum benefício não haverá a emissão de documento. Sendo assim, ele deverá realizar o agendamento eletrônico para o atendimento presencial.

Esse tipo de certidão pode ser solicitado por motivos de verificação de acúmulo de benefícios, para o caso de candidatos a concursos públicos, por exemplo, ou para efeitos de aposentadoria ou solicitação de pensão por morte em outro Regime Previdenciário.

» Passo a passo – para a emissão do documento, o solicitante deve acessar a aba de serviços no site da Amazonprev (www.amazonprev.am.gov.br) e fazer login. Para o caso de ser o primeiro acesso, é preciso se cadastrar e criar uma senha. Na página inicial, a orientação é clicar em “Declaração de Beneficiário (consta/nada consta)”.

Em seguida, vai aparecer uma tela informando o que é este serviço, seguida da mensagem “Ao clicar no botão abaixo será gerado um arquivo em formato PDF com o resultado da consulta”. Então, basta clicar em “Consultar” para que o documento seja baixado e impresso. Por fim, na parte de baixo da declaração há um QR Code que permite conferir a autenticidade do documento.