Amazonprev libera Cédula-C para declaração de imposto de renda de aposentados e pensionistas

O documento já está disponível para download e impressão no portal do Segurado. A partir de 8 de março será liberada a emissão pelo aplicativo “Meu RPPS”

A Fundação Amazonprev liberou a consulta e emissão on-line do Comprovante Anual de Rendimentos (Cédula-C) para aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas. O documento pode ser baixado no site www.amazonprev.am.gov.br, no link “Portal do Segurado”. A partir do dia 8 de março, também será possível emitir o documento pelo aplicativo “Meu RPPS”.

A emissão on-line da Cédula-C é simples. No site da Amazonprev, basta clicar em “Portal do Segurado”, informar número do CPF e senha para fazer o login. Ao clicar em “Emitir Cédula-C”, o segurado deve selecionar o ano do exercício desejado, no caso 2023, e informar número de matrícula. O documento será exibido em formato PDF e estará pronto para a impressão ou download.

De acordo com a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães, o acesso on-line é mais uma medida adotada pela instituição para facilitar a oferta de serviços previdenciários aos segurados.

“A emissão on-line garante aos nossos aposentados e pensionistas maior comodidade e desburocratiza a emissão do documento. É uma facilidade principalmente para nossos beneficiários que moram no interior do Estado”, reforça Maria Neblina Marães.

A partir de 8 de março, para obter o documento pelo aplicativo “Meu RPPS” será necessário baixar ou atualizar a versão no aparelho celular, por meio das plataformas Play Store (sistema Android) e Apple Store (sistema IOS), utilizando a mesma senha do “Portal do Segurado”. Caso não tenha, deverá realizar um novo cadastro com CPF, data de nascimento, e-mail e senha.

O processo também necessita de validação dos dados em mensagem enviada ao e-mail cadastrado. Ao acessar o aplicativo, o segurado deve selecionar na tela inicial as opções: Amazonas, Manaus e Amazonprev. Assim que fizer o login, será possível selecionar no menu a opção “Contracheque Cédula C”.

O comprovante de rendimentos é um resumo de todos os ganhos recebidos pelo contribuinte, com a indicação do imposto retido durante o ano anterior, no caso 2023, sendo obrigatório para a Declaração do Imposto de Renda 2024. O prazo para entrega da declaração à Receita Federal começa no dia 15 de março e encerra em 31 de maio.

» Primeiro Acesso ao Portal do Segurado: Em caso de primeiro acesso, é necessário fazer o cadastro no formulário localizado à direita da tela inicial do Portal. Informar número de CPF e data de nascimento. Em seguida, preencher endereço de e-mail e criar senha. Após essa etapa, o usuário deve realizar a confirmação de cadastro na mensagem enviada ao endereço eletrônico informado. Caso não seja localizada na caixa de entrada do e-mail, é necessário consultar a pasta de “spam”. Ao finalizar o processo de cadastro, já é possível acessar o Portal para emitir a Cédula-C.

» Casos específicos: Aposentadorias concedidas no exercício 2023: Os segurados que passaram para a inatividade no decorrer do ano de 2023, devem fazer a consulta da Cédula-C também com a matrícula de ativo, nesse caso, por meio do Portal do Servidor para consultar as contribuições do período em que esteve em atividade. É possível, ainda, consultar o órgão de origem para verificação do documento. Sendo assim, deverá reunir dois formulários, um de ativo e outro de inativo.

Acúmulo de benefícios: Os que recebem mais de um benefício na Amazonprev, como, por exemplo, duas aposentadorias ou uma aposentadoria e uma pensão, e estejam vinculados a uma mesma esfera de poder (executivo, legislativo e judiciário), terão o informe de rendimentos consolidado, com dados de todos os benefícios recebidos.

TEXTO: Suelen Ribeiro
FOTOS: Maidno Sampaio/Amazonprev