Previdência do Amazonas promove workshop de preparação para certificação do Pró-Gestão

Em processo de preparação para a obtenção da certificação do Pró-Gestão, a Fundação Amazonprev recebeu, nesta quinta-feira (10/10) um Workshop de Planejamento, com foco na aplicação e diversificação de recursos previdenciários, com a mediação do diretor-presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí-SP, João Figueiredo. A programação, que tem encerramento marcado para esta sexta-feira (11/10), aborda exemplos de boas gestões de previdência e os processos para se chegar a um resultado de êxito.

Figueiredo falou sobre o processo pelo qual o órgão paulista passou para se tornar exemplo de boa administração previdenciária. A instituição é referência nacional em gestão, sendo considerada nível IV no Programa de Certificação e Modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social da União – Pró Gestão.

“Nós elaboramos o projeto há um ano com o intuito de buscar o nível máximo de certificação. Durante esse tempo, adaptamos todas as estruturas da instituição previstas na legislação. Implantamos as mudanças necessárias e fomos certificados no nível IV. Hoje, buscamos difundir essa experiência de sucesso para as demais previdências do país”, justificou.

Em discurso, o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, destacou a importância da parceria com outros Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e a troca de conhecimentos com institutos em níveis elevados de excelência.

“A vinda do Dr. João à Amazonprev é importante, pois ele preside um dos institutos de maior renome no país, em termos de gestão previdenciária. O órgão é conceito IV no Pró Gestão, e isso nos possibilita uma troca de conhecimentos e experiências essenciais para tudo o que almejamos obter, em termos de gerenciamento de recursos”, defendeu.

Cenário econômico – Zogahib também destacou, durante a palestra, que, com a queda de 0,5% na Taxa de Juros (Selic), em setembro de 2019, todas as aplicações de fundo de renda em taxa fixa, hoje, em tabela, estão mais difíceis de se obter rentabilidade, cabendo à Previdência Estadual buscar a melhoria contínua na gestão e aplicação desses recursos.

“A Amazonprev enxerga a necessidade de diversificar sua carteira de investimentos, proporcionando um entendimento mais amplo sobre o tema, por parte dos servidores, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados aos aposentados e pensionistas, bem como a manutenção da boa qualidade financeira da instituição”, ponderou.