Previdência do Amazonas promove audiência pública para discutir Plano Plurianual 2021-2022

Os planejamentos estratégicos e de aplicação de investimentos da Fundação Amazonprev (PPA/PAI) para o exercício de 2021-2022 foram apresentados nesta sexta-feira (18/12), às 9h, com transmissão ‘ao vivo’ por meio do canal oficial da instituição no Youtube.

Participaram do evento, os representantes das secretarias da administração direta e indireta do Estado, sindicatos, conselhos de Administração e Fiscal da Previdência do Amazonas, servidores, segurados e população.

Para se ter uma ideia, a audiência se configura na prestação de contas de 2020 e apresentação dos objetivos estratégicos para o próximo biênio. Todas essas informações já estão disponíveis para consulta no site da Amazonprev: www.amazonprev.am.gov.br

“Esses planos se constituem em instrumentos gerenciais norteador da gestão do sistema previdenciário do Estado do Amazonas, que envolve a ação de planejar, executar, monitorar e avaliar os objetivos e iniciativas traçados, levando em conta as condições internas da Fundação e o cenário externo, buscando agilidade e eficiência para atender às demandas de seu público-alvo e partes interessadas”, resume o presidente da instituição, André Luiz Zogahib.

Os objetivos estratégicos e iniciativas constantes no Plano estão aderentes às diretrizes, aos princípios organizacionais expressos na Missão, Visão e Valores, todos alinhados à Política e Objetivos da Qualidade adotados pela Fundação, assim como às boas práticas de Gestão instituídas por programas institucionais voltados aos RPPS.

Entendendo a necessidade permanente de uma gestão estratégica consciente, o Plano de 2020 foi revisado levando em conta o cenário político e econômico do exercício, buscando manter o aprendizado dos direcionamentos estratégicos anteriores, como também, aperfeiçoar a formulação de novas estratégias, face aos novos cenários vivenciados e vislumbrados.

METAS – O PPA foi elaborado para um horizonte de dois anos – 2021-2022 e vem sendo atualizado a cada exercício, contemplando limites financeiros traçados em consonância com o Plano de Aplicação de Investimentos – PAI, além dos aspectos orçamentários, cujas bases se fundamentam na legislação vigente aplicável aos Regimes Próprios de Previdência Social, em especial a Lei Complementar 30, de 27 de dezembro de 2001 e suas alterações, a Lei de Diretrizes Orçamentárias –LDO2019, LOA 2019 e normativos expedidos pelo Ministério da Economia/Secretaria de Previdência e Conselho Monetário Nacional – CMN.

“O presente Plano poderá ser revisto a qualquer tempo, no decorrer de sua vigência ou com uma revisão anual obrigatória sendo apresentadas as razões por meio dos relatórios de Governança Corporativa, oportunidade em que os Planos de Ações deverão ser alterados, total ou parcialmente, para se tornarem exequíveis”, informa André Zogahib.