Os desafios da gestão previdenciária nos municípios do interior é destaque em 1º Congresso de Previdência do Amazonas

Evento da Amazonprev contabilizou a participação de mais de 250 pessoas; representantes de institutos de previdência social e órgãos municipais de 31 cidades do interior e 2 Estados da Região Norte.

O 1º Congresso de Previdência do Amazonas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Amazonprev, é considerado um marco na história da previdência do Amazonas. O evento, que iniciou no dia 28 de abril, reuniu mais de 250 participantes, entre autoridades municipais, gestores e servidores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de 31 municípios do Amazonas, do Estado do Acre e Roraima, além de representantes do Ministério da Previdência, entidades civis organizadas e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras sobre as Leis que regem os direitos previdenciários dos servidores públicos das esferas estadual e municipal, os processos de compensação previdenciária, a administração financeira, entre outros assuntos de relevância para o setor.

Para o diretor de Previdência da Amazonprev e coordenador do evento, Alan Soares, existe uma necessidade expressiva de capacitação sobre a parte documental dos Regimes Próprios de Previdência Social dos municípios do interior do Estado.

“Entre os desafios observados, está uma certa dificuldade das gestões municipais com a documentação exigida pelo Ministério da Previdência. E, aqui, nós conseguimos tirar muitas dessas dúvidas. Também conseguimos esclarecer sobre o papel do Tribunal de Contas na fiscalização das atividades administrativas. E, nisso, a participação dos técnicos, tanto dos órgãos fiscalizadores, quanto do Ministério da Previdência e do Governo do Estado, foi fundamental”, destacou Alan Soares, diretor de Previdência da Amazonprev.

De acordo com o presidente da Amazonprev, Ary Renato Souza, a troca de experiências foi bastante positiva, principalmente por se tratar de conhecimentos que vão ajudar no fortalecimento das unidades gestoras de previdência municipal.

“Com esse Congresso atendemos às diretrizes do Governo do Estado de oferecer apoio às estruturas administrativas do interior. E conseguimos promover a criação de uma importante rede de compartilhamento, colocando à disposição toda a experiência que a Amazonprev acumula ao longo desses 24 anos de gestão da previdência estadual”, ressaltou Ary Renato Souza, presidente da Amazonprev.

Ao fim dos três dias de capacitação, o show dos bois bumbás Garantido e Caprichoso coroou o sucesso do evento. Os congressistas expressaram o contentamento com a iniciativa e já aguardam por novas oportunidades de interação.

“Agradecemos a oportunidade de participar do Primeiro Congresso de Previdência do Amazonas, realizado pela AMAZONPREV. E também a todos os profissionais palestrantes que fizeram deste Congresso um compartilhamento de aprendizado para todos nós! Só gratidão. Que venha outros”. Eriene Peixoto, Presidente do Fundo de Previdência do Município de Maués (276 KM de Manaus).

“Vale ressaltar que o 1° Congresso de Previdência do Amazonas superou as minhas expectativas. Foram três dias de muito conhecimento e troca de experiência. Parabéns a Amazonprev e todos os envolvidos. Gratidão é a palavra que me define”. Auxiliadora Mapes, do Regime Próprio de Previdência Social de Urucara (261 KM de Manaus).

“Em nome da prefeitura de Atalaia do Norte, queremos agradecer a Amazonprev pelo grandioso evento. Reconhecemos a importância desse acesso à informação, palestras e Congressos no nosso Estado para o fortalecimento das instituições e consequentemente dos servidores municipais”. Matheus Catão, Secretário Municipal Administração e Planejamento de Atalaia do Norte (1.138 KM de Manaus).

 

A Fundação Amazonprev

A Amazonprev é a única gestora do RPPS dos servidores públicos do Estado do Amazonas. Atualmente, 105 mil servidores efetivos do Estado são cobertos pela gestão previdenciária da Fundação que compõe a administração indireta do Governo. Mais de 33 mil servidores já usufruem do benefício de aposentadoria, e cerca de 9 mil dependentes recebem pensão pelo falecimento de segurados.

Ao todo, o Governo do Amazonas, por meio da Amazonprev, paga anualmente mais de R$ 3 bilhões em benefícios previdenciários no Estado.