Audiência pública discute o Plano Plurianual 2020-2021 da Previdência do Amazonas

A Fundação Amazonprev promoveu, nesta quinta-feira (19/12), uma audiência pública com ênfase na prestação de contas de 2019 e apresentação dos objetivos estratégicos e de aplicação de investimentos para o próximo biênio (2020-2021). Participaram do evento, no auditório da intuição previdenciária, representantes das secretarias da administração direta e indireta do Estado, sindicatos, servidores, conselheiros, segurados e população.

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho de Administração da Amazonprev, Wander Motta, que elogiou a transparência das informações prestadas pela instituição, que estão disponíveis e abertas ao público, para a averiguação de como são aplicados, por exemplo, os recursos recolhidos mensalmente dos servidores.

“Essa audiência demonstra o compromisso da Amazonprev com a transparência de suas atividades. Abrir a discussão de seu planejamento estratégico, reunindo aqui representantes de todos os órgãos da administração pública, num momento em que o país passa por importantes mudanças, especialmente na área previdenciária, é a prova do compromisso que esta instituição tem com os servidores públicos do Estado do Amazonas”, afirmou Motta, em discurso.

Em sua fala, o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, ressaltou as conquistas alcançadas em 2019 pela instituição, que incluíram as premiações de melhor gestão previdenciária entre os estados da federação. Ele também fez questão de reforçar que o exponencial crescimento do órgão é, de fato, um conjunto de esforços, não apenas da atual diretoria, mas de gestores anteriores.

“Alcançar esses patamares foi difícil, e isso é mérito das gestões passadas que trabalharam para chegarmos aonde estamos hoje. E, agora, a missão da atual diretoria é ainda mais difícil, pois precisamos trabalhar para manter e aprimorar o que já está consolidado”, ponderou.

Zogahib ainda lembrou que a migração dos poderes – Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPE) – para um único Regime Próprio de Previdência do Estado (RPPS) foi outra grande conquista alcançada este ano.

“Esse processo contou com o empenho e apoio pessoal do governador Wilson Lima e do vice, Carlos Almeida Filho, resultando na garantia do CRP (Certificado de Regularidade Previdenciária) para que o Estado pudesse estar habilitado a receber convênios e repasses federais”.

Gestão – Os objetivos estratégicos e iniciativas constantes no Plano Plurianual estão aderentes às diretrizes, aos princípios organizacionais expressos na Missão, Visão e Valores, todos alinhados à Política e Objetivos da Qualidade adotados pela Amazonprev, assim como às boas práticas de Gestão instituídas por programas institucionais voltados aos RPPS.

FOTOS: Gabriel Retondano/Sead