Audiência pública faz balanço atuarial da previdência do Amazonas

Durante o evento, especialista avaliou a Amazonprev como um dos RPPS mais estáveis financeiramente do país

Os principais indicativos financeiros da última avaliação atuarial, com base nos números de 2021, foram apresentados durante a audiência pública online realizada pela Fundação Amazonprev nesta terça-feira (17/5). O demonstrativo anual, obrigatório pela Lei 9.717 (2711/1998), mensurou os rendimentos, receitas e despesas, incluindo aposentadorias e pensões concedidas no ano passado e as projeções para 2022.

O evento teve a mediação do atuário Luiz Cláudio Kogut (Paraná), que presta assessoria à previdência do Amazonas. O especialista avalia a meta atuarial com vista em projeções de recursos e investimentos capazes de garantir o pagamento dos inativos e pensionistas do Estado.

“A Amazonprev é um regime previdenciário exemplar que vive uma realidade distinta dos outros RPPS brasileiros, apesar da crise proveniente da pandemia. É um modelo para o Brasil”, opinou Kogut.

Para a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina a audiência pública se resume em uma prestação de contas da gestão dos recursos previdenciários dos servidores públicos do Estado. “Mas, essencialmente, uma clara demonstração de que estamos pavimentando com solidez e perenidade, planejamento e visão de futuro, a regularidade previdenciária dos atuais e futuros aposentados e pensionistas do Governo do Amazonas”, avaliou.

O relatório final contendo o cálculo atuarial e demais informações financeiras estão disponíveis no site da Amazonprev: www.amazonprev.am.gov.br, menu “Acesso à Informação/Encerramento do Exercício”.