Servidor da Amazonprev se aposenta após 43 anos de serviço público

Adalberto Barroncas é um dos servidores mais antigos da instituição e o primeiro a se aposentar por tempo de contribuição.

A trajetória profissional de Adalberto Barroncas na previdência do Estado do Amazonas, um dos servidores efetivos mais antigos da Fundação Amazonprev, chegou ao fim nesta sexta-feira, 30 de junho de 2023. Após 43 anos de trabalho, o servidor vai enfim desfrutar da tão sonhada aposentadoria.

Adalberto deixa a instituição no cargo de Gerente de Previdência, que respondia desde 2020. Ele destaca que o trabalho de atendimento aos aposentados e pensionistas do amazonas foi um grande aprendizado para a carreira.

“Essa despedida não é fácil, é forte. Trabalhar com previdência pra mim foi uma paixão. São 43 anos. Aprendi muito com os aposentados e pensionistas. E agora serei um deles. Sinto-me tranquilo, pois conheço a qualidade dos profissionais que estão aqui. Vou com o coração cheio de gratidão. Principalmente ao governador Wilson Lima que desde a primeira gestão enxergou os servidores da Amazonprev, reconhecendo nosso trabalho, qualificação técnica e performance de excelência, quando sancionou o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) em 2019”, declarou Adalberto.

Para marcar o fim desse ciclo, os colegas de trabalho fizeram uma homenagem para Adalberto. Robervane Compton, analista previdenciário, destacou o caminho percorrido e os frutos que a parceria profissional vai deixar.

“Agora é a sensação de dever cumprido. Juntos passamos muitos momentos de batalhas e conquistas. Nessa caminhada, constituímos a família Amaoznprev. Adalberto foi para nós mais do que um chefe. Intenso quando necessário, mas sempre dedicado e atencioso. O exemplo e ensinamentos ficam. E eu só tenho a agradecer por fazer parte dessa trajetória”, acrescentou Robervane.
Na oportunidade, a diretora-presidente Maria Neblina Marães, destacou a competência profissional de Adalberto. “É propriamente um servidor de excelência, com um conhecimento ímpar sobre previdência, comprometido e extremamente dedicado ao trabalho. Foi uma honra aprender com ele nesse um ano que estou aqui. O dever está cumprido. Desejo que a nova fase seja leve e muito feliz”, declarou Maria Neblina.

Trajetória: Adalberto ingressou no serviço público em 1980, aos 17 anos, no já extinto Instituto de Previdência e Assistência Social do Estado do Amazonas (IPASEA) que, na época, fazia concessão de pensão, atendimento à saúde e construção de casas em conjuntos habitacionais para os servidores. Entrou como menor aprendiz, na área de auxiliar de serviços gerais. Aos poucos, foi ganhando experiência e aprimorou conhecimentos na área previdenciária. A manutenção dos estudos, garantiu a formação acadêmica e permitiu galgar novos níveis profissionais. Acompanhou as transições da previdência estadual, com a extinção do IPASEA e criação do IPEAM em 1998, até chegar ao que hoje se configura a Fundação Amazonprev.