Servidoras da Amazonprev participam de atividade alusiva à Campanha Outubro Rosa

No dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama, a Fundação Amazonprev, em parceria com a FUnATI, por meio do Programa Bem Viver, realizou, nesta quinta-feira (19/10), a palestra “Um simples toque pode mudar sua vida”. A ação alusiva à campanha nacional do Outubro Rosa, tem como objetivo chamar a atenção das pessoas para os cuidados com a saúde e a importância do diagnóstico precoce, que podem aumentar consideravelmente as chances de cura.

A palestrante convidada, a psicóloga Maria de Nazaré Lima, compartilhou com as servidoras da Amazonprev um pouco da experiência particular do que é ser uma paciente de câncer de mama, os impactos no corpo e principalmente na vida familiar e em sociedade. Para ela, o enfrentamento à doença é uma batalha difícil, mas que vem sendo superada.

“Não e fácil receber o diagnóstico. É um impacto e é um momento em que precisamos parar e decidir se queremos lutar ou não. Acreditar na cura é o primeiro passo. Eu escolhi viver, então me enchi de fé e assim segui, fazendo o tratamento necessário com muita disciplina. E estou convicta que em breve tocarei o sino da cura”, ressaltou Maria.

Em representação à FUnATI, a psicóloga Ellen Nobre, também deixou uma mensagem positiva de alerta, carinho e autocuidado. E a fisioterapeuta da FUnATI, Jôse Ewellyn Brito, falou sobre a prática fisioterapêutica no tratamento oncológico.

As abordagens foram o incentivo para que as participantes se sentissem seguras para compartilhar histórias de enfrentamento à doença. Foi o caso da gerente de Gabinete, Giza Allem, que contou a experiência de quem tem familiar com câncer e a importância da rede apoio e fortalecimento dos laços de amor.

Para a diretora-presidente da Amazonprev, Maria Neblina Marães, foi um momento importante para mostrar às mulheres sobre a necessidade ter atenção com a própria saúde. “Nós mulheres temos o costume de cuidar do bem estar dos outros e esquecer do cuidado com a gente. Em questão de saúde, não podemos negligenciar, não dá para deixar pra depois”, comentou Maria Neblina.